Almeida Junior recebe certificação pelo uso de energia renovável

Companhia reduz emissão de gases do efeito estufa com energia elétrica gerada por fontes renováveis

 

Os seis shoppings da Almeida Junior reduziram, em 2021, a emissão de 4.041,79 toneladas de gases do efeito estufa, o que representa o mesmo que manter 28.293 árvores durante 30 anos em um projeto de reflorestamento. A redução ocorreu por meio do uso de energia elétrica gerada por fontes renováveis e acabou de ser certificada pela Comerc Energia, em parceria com a Sinerconsult Consultoria Treinamento e Participações Ltda.

A medida integra as ações da companhia dentro dos princípios de ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança). “Essas são ações com um olhar para o futuro. Vão muito além da economia imediata, são medidas pensando em contribuir de forma significativa nas comunidades onde estamos inseridos para que as novas gerações tenham um mundo mais sustentável”, avalia o CEO da companhia, Jaimes Almeida Junior.

O uso de tecnologias sustentáveis, a adoção de práticas que incentivam a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida estão presentes nos seis shoppings: Neumarkt e Norte Shopping (Blumenau), Balneário Shopping (Balneário Camboriú), Garten Shopping (Joinville), Continente Shopping (Grande Florianópolis) e Nações Shopping (Criciúma). Além do uso de energia renovável, são adotadas medidas como reciclagem de lixo, reaproveitamento de água da chuva, recuperação de plantas, entre outras.

 

Sobre a certificação

 

A Comerc Energia e a Sinerconsult Consultoria desenvolveram, em 2009, uma metodologia que identifica a contribuição obtida na redução dos gases do efeito estufa por conta da escolha de energia limpa e renovável. Os montantes identificados são expressos em um certificado, evidenciando a contribuição causada pela opção por energia limpa e renovável. O cálculo parte de um padrão de reflorestamento e da metodologia utilizada como referência pelo projeto de créditos de carbono brasileiro, auditado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Almeida Junior recebe bronze no Prêmio Abrasce com ações para conscientização sobre autismo

Projeto engloba capacitação dos colaboradores dos shoppings e disponibilização de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas no espectro autista

 

Com ações inovadoras para conscientização sobre autismo, a Almeida Junior foi uma das vencedoras do Prêmio Abrasce 2022, da Associação Brasileira de Shopping Centers, na categoria Gestão de Pessoas, recebendo o bronze na premiação, que teve recorde de inscritos, com 285 cases avaliados por grandes especialistas. Os ganhadores foram conhecidos na noite desta quarta-feira (22), em São Paulo, na cerimônia que encerrou o maior evento do setor.

A partir do propósito de possibilitar maior inclusão e acolhimento aos indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a Almeida Junior desenvolveu o projeto que engloba uma série de ações, como a capacitação dos colaboradores que fazem a linha de frente nos seis shoppings da companhia para o atendimento às pessoas com TEA e a disponibilização de vagas de estacionamentos exclusivas para pessoas com autismo, uma iniciativa pioneira em Santa Catarina.

Todos os resultados da iniciativa foram apresentados no case Grupo Almeida Junior: pioneiro em SC no atendimento e abordagem à pessoa com autismo”, reconhecido agora pela Abrasce. “Nos sensibilizamos com o fato de que os ambientes sociais precisam estar acessíveis, inclusivos e acolhedores para as pessoas com TEA e abraçamos a causa, transformando um fato que ocorreu em um de nossos empreendimentos em um projeto de tamanha importância, repercussão e de conscientização para a sociedade. Sempre de acordo com o nosso propósito de transformar positivamente a vida das pessoas”, ressalta Monique Campos, diretora de Marketing e Relacionamento do grupo Almeida Junior.

“Essa foi mais uma das causas que a companhia abraçou e sabe da importância. De forma inédita no estado, a primeira ação foi o desenvolvimento de um treinamento de capacitação e qualificação ao atendimento e abordagem à pessoa com TEA, replicado para todos os colaboradores dos seis shoppings do grupo”, destaca Beth Rachelle, diretora de Gente e Gestão da Almeida Junior.

Os treinamentos foram realizados em parceria com a AMA (Associação de Pais e Amigos Autistas) de Blumenau e microrregião e com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Orientações sobre o espectro autista, conflitos auditivos e visuais dentro de um shopping center, formas corretas de atendimento e abordagem às pessoas com TEA e ainda uma explanação sobre as leis e os direitos voltados às pessoas autistas foram repassadas para os colaboradores. A qualificação entrou no calendário da Almeida Junior e é oferecida a cada seis meses para seus colaboradores.

Periodicamente, os shoppings da Almeida Junior também promovem a Sessão Azul, uma sessão de cinema inclusiva e exclusiva para pessoas com autismo. Alguns cuidados fazem a diferença: o volume da sala é reduzido e 50% das luzes permanecem acesas, também é permitido entrar e sair da sala a qualquer momento.

 

Origem do projeto

Foi a partir de um episódio que ocorreu nas dependências do Shopping Neumarkt, de Blumenau, que surgiu a oportunidade de transformá-lo em uma iniciativa positiva na empresa. Em agosto de 2021, uma criança com TEA sentou-se em um brinquedo de locação que reproduzia um carrinho de bombeiros. A atendente da loja perguntou à família qual o peso da criança – que tinha 30 quilos na época – e em seguida informou que a criança não poderia andar no carrinho em função do peso ultrapassar o permitido, até 28 quilos. O pai explicou que a criança era autista e que seria muito difícil tirá-la do carrinho de imediato, mas a atendente não soube lidar com a situação, o que foi o suficiente para desencadear um descontentamento na família.  Após o episódio, sensível à situação não só da criança, mas se colocando empaticamente no lugar de todas as pessoas que estão dentro do espectro autista, prontamente o shopping marcou uma reunião de planejamento para desenvolver ações em prol da causa. A direção entendeu que as ações deveriam ser realizadas em todos os shopping centers do grupo Almeida Junior.

Almeida Junior bate recorde de vendas em abril e maio

Os seis shoppings da companhia apresentaram crescimento de 32,8% sobre o mesmo período do ano passado e de 37% na comparação com o período pré-pandemia

 

O ano de 2022 segue em ritmo de crescimento para os seis shoppings da Almeida Junior. A companhia bateu recorde de vendas nos meses de abril e maio. A prévia operacional, que acaba de ser divulgada com dados preliminares, aponta alta de 32,8% em relação aos mesmos meses do ano passado e de 37% na comparação com abril e maio de 2019, período pré-pandemia.

No acumulado de cinco meses de 2022, as vendas dos lojistas dos shopping centers da Almeida Junior alcançaram um crescimento de 37,5% em relação ao mesmo período de 2021 e de 24,8% em relação aos níveis pré-pandemia de 2019. O bom ritmo continua em junho. Na primeira quinzena do mês, considerando apenas as vendas dos lojistas que já reportaram os resultados do período, foi registrado um ganho de 21,3% na comparação com 2021 e de 35,1% em relação a 2019.

“O bom resultado foi verificado em todos os seis shoppings do grupo Almeida Junior. Temos um sentimento extremamente positivo em relação à continuidade desse crescimento das vendas para os próximos trimestres, as quais são impulsionadas pela contínua qualificação do mix de lojas, pela retomada da realização de eventos nos shoppings e pelo aumento da atratividade aos consumidores qualificados”, afirma o CEO da companhia, Jaimes Almeida Junior.

Os indicadores específicos do setor também refletem o bom momento. O SSS (vendas das mesmas lojas) de abril e maio deste ano apresentou ganho de 26,7% sobre 2021 e de 33,2% sobre 2019. E o SSR (aluguel das mesmas lojas) de 24,1% sobre o ano passado e de 41,8% sobre 2019.

Mesmo com o repasse da inflação e do reajuste dos aluguéis, o portfólio dos shopping centers da Almeida Junior demonstrou resiliência e possui um custo de ocupação competitivo para os lojistas, encerrando os meses de abril e maio em 9,6%. “Este indicador é diretamente impulsionado pela constante busca por processos eficientes de gestão”, acrescenta Jaimes. A taxa de inadimplência líquida sobre a receita total de locação fechou os meses de abril e maio em -0,1%, o menor índice dos últimos anos.

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