Dia do meio ambiente: Almeida Junior atinge marca de R$ 43,7 milhões de economia em energia com ações de sustentabilidade

Os seis shoppings do grupo adotam medidas para reduzir consumo de energia e também de água, para reciclagem de lixo e recuperação de plantas

 

O grupo Almeida Junior tem como premissas ações de sustentabilidade. Em 2004, o Neumarkt Shopping, de Blumenau, foi o primeiro a comprar energia em leilão, o que representou consumo menor já no ano seguinte. Entre 2016 e 2019, todas as seis unidades do grupo aderiram ao uso de lâmpadas LED e também ingressaram no mercado livre de energia. O resultado: em 2022 o grupo atingiu a marca de R$ 43,7 milhões de economia em energia. Foram R$ 37,7 milhões de economia nos contratos do mercado livre de energia e R$ 6 milhões com o uso das lâmpadas LED. A divulgação do balanço ocorre agora diante da proximidade do dia mundial do meio ambiente, celebrado neste domingo, 5 de junho.

A separação e reciclagem do lixo produzido nos seis shoppings da rede e a captação de água da chuva são outros exemplos de ações concretas de sustentabilidade na Almeida Junior. “A preocupação ambiental é muito mais do que uma tendência, do que medidas para economia, é uma realidade na nossa rotina, é um pilar da empresa que, cada vez mais, se pauta na implementação das regras de ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança)”, afirma o CEO Jaimes Almeida Junior.

O uso de tecnologias sustentáveis, a adoção de práticas que incentivam a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida estão presentes nos seis shoppings: Neumarkt e Norte Shopping (Blumenau), Balneário Shopping (Balneário Camboriú), Garten Shopping (Joinville), Continente Shopping (Grande Florianópolis) e Nações Shopping (Criciúma). “A Almeida Junior incluiu ações efetivas de ESG no seu plano de negócio. E seguirá aumentando seu compromisso com as práticas, pois acredita que tem um forte papel ativo na construção de um futuro melhor para as próximas gerações”, acrescenta o CEO.

Atenta às tendências de mercado, a Almeida Junior opera no mercado livre de energia há bastante tempo. A partir de um planejamento de consumo de energia a curto, médio e longo prazo, é firmada parceria com comercializadores para fazer a intermediação com as distribuidoras, por meio de contratos bilaterais, com valores negociados individualmente, assim como prazos e volumes contratados. Ainda na área de energia, todos os shoppings já realizaram a substituição das lâmpadas de vapor metálico e fluorescentes por modelos LED, mais  econômicos e menos poluentes. E os tetos contam com skylights para facilitar a entrega de iluminação natural e reduzir o consumo de energia.

A  Almeida Junior também já contava com carregadores de carros elétricos há alguns anos, por meio de parceria com a BMW. Em 2021 a companhia selou uma nova parceria, desta vez com a Porsche Brasil, e instalou novas estações de recarga de veículos elétricos para aumentar o corredor elétrico do Estado. Hoje os seis shoppings somam um total de 17 estações disponíveis. De maneira gratuita, os visitantes podem recarregar os seus automóveis tranquilamente, enquanto desfrutam dos serviços oferecidos pelos shoppings da companhia , como praça de alimentação, cinema e lojas.

 

Reciclagem de lixo e economia de água

 

Por mês, nos seis shoppings da rede, são coletadas e separadas cerca de 44,8 toneladas de papelão e papel, quase três toneladas de plásticos e outros 715 quilos de itens metálicos. O lixo orgânico é  retirado por uma empresa especializada que realiza a compostagem.

Em diferentes unidades da rede, também é realizada a captação da água da chuva, direcionada para uma cisterna que alimenta os banheiros e fornece água para uso nos jardins e para limpeza e também no sistema de ar condicionado. E são utilizados poços artesianos que suprem, aproximadamente, 70% da necessidade de água. E todas as unidades contam com torneiras inteligentes nos banheiros, com sensores que liberam água apenas quando as mãos estão sob a torneira, o que gera 60% de economia em relação a um equipamento comum.

Os shoppings Almeida Junior contam, ainda, com viveiros para o replantio das plantas que decoram as seis unidades. Juntos, os viveiros das seis unidades somam 400 metros quadrados de área onde são tratadas samambaias, lírios, orquídeas, aglaonemas, entre outras espécies. Desta forma, elas recebem os cuidados necessários para voltarem a sua vivacidade e beleza natural.

 

Sobre a Almeida Junior

A companhia foi fundada pelo empresário Jaimes Almeida Junior e hoje é a maior empresa do segmento de shopping centers no Sul do país. Com seis shoppings em Santa Catarina que somam 225 mil metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável) e mais de 1.500 lojas, a Almeida Junior tem 71% de market share no estado.

LIDE destaca o poder e a força das mulheres

Evento foi realizado no Garten Shopping e reuniu lideranças empresariais

 

Todas as mulheres são capazes de ocupar os espaços que quiserem. Esta foi a lição deixada esta manhã durante o LIDE Mulher. O Garten Shopping foi palco para o evento que contou com a presença de cerca de 150 lideranças de Joinville e região. O LIDE Santa Catarina é o maior grupo de líderes empresariais do país e pode ser considerado o maior ecossistema de networking, impacto, reputação e negócio.

Na abertura do evento, o presidente do LIDE Santa Catarina, Delton Batista  explicou que a ideia do LIDE Mulher é colaborar com a sociedade. “Queremos criar condições para que as organizações proporcionem a equidade de oportunidades, tendo assim a capacidade de enaltecer a posição feminina”, declarou. A presidente do LIDE Mulher, Carolina Linhares, completou dizendo que o evento é uma oportunidade de gerar conteúdo, networking e negócios e que “está na hora das mulheres pararem de acreditar que não têm capacidade de liderar”.  

Com o tema Elas por Elas, as palestrantes emocionaram o público ao relatarem suas trajetórias. A delegada de Polícia Civil Tania Harada contou sobre o início da carreira e os desafios que teve que enfrentar no mundo policial onde a maioria são homens. Relatou que apenas com muita teimosia e coragem conseguiu conquistar e ocupar o cargo de maior relevância na Polícia Civil de Joinville. ”O espaço está disponível e a gente precisa ocupar o nosso lugar”, ressaltou a ex-delegada regional da maior cidade do Estado. 

A coragem, a resiliência e a determinação desde de pequena fizeram com que a jornalista Rejane Gambin aceitasse o desafio de ocupar o cargo de vice-prefeita de Joinville. Bastante emocionada, relembrou sua trajetória e contou que o apoio da família tem sido fundamental para que consiga todos os dias fazer a diferença na política. “Apesar de toda a carga puxada que nós mulheres enfrentamos todos os dias, precisamos seguir o nosso propósito. Sabemos que cada escolha representa uma renúncia. Mas é muito bom poder servir a nossa cidade com todo o cuidado e carinho”, declarou Rejane Gambin.

A CEO do Café Cultura, Luciana Melo, falou sobre o empreendedorismo e o apoio que recebeu do Grupo Almeida Junior no início da trajetória. Contou também como enfrentou os desafios do mercado, a pandemia e se tornou a maior rede de cafeterias do Sul do Brasil, sendo reconhecida como uma das melhores franquias do país em 2021 pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. “Os nossos pilares são a origem, a qualidade, a paixão e a reputação. Nós queremos vender experiência, porque o café é um lugar de encontros”, lembrou a empresária. 

Em 2022, o LIDE chega ao Ano 10 e por isso irá conectar as lideranças e promover o empreendedorismo catarinense com os eventos que serão realizados nos shoppings da Almeida Junior, que estão nas principais cidades do estado. “Este evento nos mostra a importância da união de homens e mulheres na liderança, trocando e entendendo as dores e as alegrias de cada um. Elas por elas. Todos por todos. Foi inspirador!”, conclui Monique Campos, Diretora de Marketing e Relacionamento da Almeida Junior.

Almeida Junior lança campanha para valorizar o presente: “Viva o que há pra viver”

Manifesto começa a circular nesta semana e terá continuidade com as ações de Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal

A Almeida Junior lança nesta segunda-feira, 18/4, a campanha que vai dar o tom para as ações nos seis shoppings da companhia neste ano. Com a retomada da normalidade no horizonte dos catarinenses, a mensagem é clara: “Viva o que há pra viver”. O tema será apresentado em um manifesto que começa a circular na próxima semana e fará parte das campanhas de Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal.

A mensagem do manifesto levanta a bandeira do otimismo, a valorização da liberdade e dos pequenos prazeres do dia a dia: “Seu dia pode ser melhor aproveitado. Pode ser mais tranquilo, divertido, descomplicado. Pode ser mais feliz e ter momentos que ficam marcados. Seu dia pode ter mais banhos de sol, de loja e de mar. Pode ser mais livre, para  você aproveitar. Com mais pés descalços, mais beijos ao luar. Ele pode ser assim, com menos pra fazer e mais tempo pro lazer. Viva o que há pra viver”.

O diretor de criação da House Almeida Junior, Rogério Alves, explica que o material foi embasado em pesquisas comprovando que, depois de tanto tempo de isolamento e rigorosas restrições sociais, há um desejo coletivo de valorizar o presente. “Nosso objetivo é levantar a bandeira do bem-estar. Convidar as pessoas para viverem as experiências que nossos shoppings proporcionam, como uma sessão de cinema em família, um happy hour com os amigos, um jantar ou um “banho” de loja. E também incentivar cada um a buscar aquilo que traz felicidade, seja um passeio de bicicleta, uma caminhada ao ar livre. Mostrar que nossos shoppings atendem às demandas dos nossos clientes para viabilizar essa felicidade, com um restaurante, uma roupa nova ou um serviço, como nossas academias”, destaca. 

“Queremos construir uma conexão real e cada vez mais forte com os clientes dos nossos shoppings, fazendo parte do dia a dia deles, não só quando eles estão consumindo em nossas lojas. Mostrar que estamos juntos, que fazemos parte de suas vidas, dentro e fora dos shoppings, trazendo e vivenciando essas experiências ao longo de diferentes momentos do ano”, acrescenta a diretora de Marketing e Relacionamento da Almeida Junior, Monique Campos.

A campanha prevê filmes na TV, presença na mídia digital e peças personalizadas para os seis shoppings da companhia Almeida Junior: Balneário Shopping, em Balneário Camboriú; Continente Shopping, na Grande Florianópolis; Nações Shopping, em Criciúma; Garten Shopping, em Joinville; Norte e Neumarkt Shopping, em Blumenau.

Ficha técnica da campanha “Viva o que há pra viver”

Anunciante: Almeida Junior

Agência: House Almeida Junior

Direção de Criação e Redação: Rogério Alves

Direção de Arte: Cristiano Bilhalva

Mídia: Gisele Onofre

Produtora do filme: Ventura Filmes

Produtora de Áudio: Fujii Áudio

Aprovação pelo cliente: Monique Campos e Gisele Onofre 

Almeida Junior
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