ESG no grupo Almeida Junior

Preocupados em proporcionar um estilo de vida mais sustentável e de inclusão para as futuras gerações, o grupo Almeida Junior tem como compromisso a realização de ações sustentáveis, sociais e de governança que garantam o bem-estar das comunidades onde seus empreendimentos estão inseridos.

Campanhas de doação, uso de tecnologias sustentáveis, adoção de práticas que incentivam a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida fazem parte do dia a dia dos seis shoppings da companhia: Neumarkt e Norte Shopping (Blumenau), Balneário Shopping (Balneário Camboriú), Garten Shopping (Joinville), Continente Shopping (Grande Florianópolis) e Nações Shopping (Criciúma).

Com foco na implementação das regras de ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança), a Almeida Junior incluiu ações efetivas no seu plano de negócio. E seguirá aumentando seu compromisso com as práticas, pois acredita que tem um forte papel ativo na construção de um futuro melhor para as próximas gerações.

Ambiental
Environmental na sigla original, ambiental em português, trata-se do eixo com ações que buscam proteger e promover o meio ambiente.

  • Separação de lixo e reciclagem
    Os seis shoppings da rede contam com lixeiras espalhadas pelo mall e praça de alimentação, para o recebimento dos seus respectivos rejeitos – seja orgânico, papel, metal, plástico, vidro ou óleo de cozinha usado nos restaurantes.
    Por mês, são coletadas e separadas cerca de 44,8 toneladas de papelão e papel, quase três toneladas de plásticos e outros 715 quilos de itens metálicos. O lixo orgânico é retirado por uma empresa especializada que realiza a compostagem.
  • Captação de água da chuva e poços artesianos
    É realizada a captação da água da chuva, direcionada para uma cisterna que alimenta os banheiros e fornece água para uso nos jardins e para limpeza.
    Também são utilizados poços artesianos que suprem, aproximadamente, 70% da necessidade de água.
  • Economia de energia
    Substituição das lâmpadas de vapor metálico e fluorescentes por modelos LED, mais econômicos e menos poluentes.
    A Almeida Junior também foi certificada para operar no Mercado Livre de Energia. A partir de um planejamento de consumo de energia a curto, médio e longo prazo, é firmada parceria com comercializadores para fazer a intermediação com as distribuidoras, por meio de contratos bilaterais, com valores negociados individualmente, assim como prazos e volumes contratados.
  • Carregador para carro elétrico
    O grupo Almeida Junior já contava com carregadores de carros elétricos há alguns anos. Mas, em 2021, a companhia selou uma parceria com a Porsche Brasil e instalou novas estações de recarga de veículos elétricos para aumentar o corredor elétrico do Estado. De maneira gratuita, os visitantes podem recarregar os seus automóveis tranquilamente, enquanto desfrutam dos serviços oferecidos pelos shoppings do grupo, como praça de alimentação, cinema e lojas. As estações são compatíveis com todos os modelos de carros elétricos ou híbridos com plug-in que possuam padrão de carregamento Tipo 2.
  • Viveiros
    Os shoppings Almeida Junior contam com viveiros para o replantio das plantas que decoram as seis unidades. Desta forma, elas recebem os cuidados necessários para voltarem a sua vivacidade e beleza natural.

 

Social
É o eixo com ações que relacionam-se à responsabilidade social e ao impacto das empresas e entidades em prol da comunidade e sociedade.

  • Inclusão de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista)
    Os colaboradores de todos os shoppings Almeida Junior receberam capacitação e qualificação para atendimento de pessoas portadoras deste Transtorno. Também foram criadas vagas de estacionamento exclusivas para pessoas portadoras de TEA, além de permitir que eles utilizem as vagas preferenciais destinadas a portadores de deficiências.
  • Curso de LIBRAS para equipes do concierge
    Para promover a inclusão de pessoas surdas no ambiente de shopping center, melhorar a comunicação e prestar um atendimento com qualidade, a Almeida Junior promoveu mais uma capacitação, desta vez destinada ao ensino da Língua Brasileira de Sinais para as equipes do concierge.
  • Bazar Influenciadores do Bem
    Doação com foco em moda envolvendo pessoas da sociedade, influencers e imprensa, a fim de contribuir com a comunidade em que cada shopping está inserido. A ação contou com a parceria de mais de 100 padrinhos, entre influenciadores digitais, comunicadores, lojistas, parceiros, fornecedores e pessoas influentes na cidade para arrecadar doações e organizar um bazar de roupas, calçados e acessórios. A campanha teve uma primeira edição em 2018 e a segunda este ano. Juntas, as duas edições venderam 4.956 peças que arrecadaram mais de R$ 111 mil. Este valor foi revertido para a compra de 50 novos televisores para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, que atende crianças em tratamento de câncer, e para a aquisição de 30 novas cadeiras de hemodiálise para Clínica da Fundação Pró Rim, ampliando a capacidade de realizar mais 120 atendimentos por dia.
  • Programa AJ Soma
    Dos mais de 1.000 colaboradores diretos, 46% da equipe é formada por mulheres.
    O grupo entende a importância da diversidade e inclusão na empresa e busca estimular a diversidade em todas as camadas da empresa, equidade de oportunidades entre os diferentes perfis de profissionais e um ambiente exclusivo em todas as esferas de relacionamento da companhia sendo um agente de transformação na sociedade.
  • Programa AJ Cuida
    Acompanhamento do ciclo de vida do colaborador: onboarding, avaliação de experiência, treinamentos, ações para retenção de talentos, avaliação de desempenho, avaliação do processo de entrevista de desligamento. Acompanhamento de todos os processos relacionados à área de Medicina do Trabalho e Segurança.
  • No pilar Social, também são realizadas ações dentro do Programa AJ Apoia, como:
    • Loja Vazia – Projeto que incentiva os clientes a doarem peças usadas em bom estado para preencher as prateleiras e cabides de uma loja totalmente vazia. Na última edição foram arrecadadas 5.263 peças de roupas nos seis shoppings.
    • Árvore dos sonhos – Com esta ação, os shoppings Almeida Junior atuam como um intermediador entre os clientes e as crianças atendidas por instituições que atuam nas comunidades em que estamos presentes. Uma árvore é montada em uma área do shopping, contendo cartões com nomes e informações sobre as crianças destas instituições. Os clientes podem escolher um destes cartões e presentear as crianças.
    • Feira de adoção – Todo mês, os shoppings Almeida Junior promovem, em parceria com instituições e ONG´s de proteção animal, um encontro entre os clientes e os animais que buscam um novo lar.
    • Cine Materna – Voltado para mães, pais e bebês de até 18 meses, cada sessão de cinema é programada especialmente para proporcionar um ambiente amigável, com som de filme e ar-condicionado suaves, sala levemente iluminada e tapete emborrachado para os nenéns que já engatinham ou andam.
    • Loja Feliz – Parceria com o McDonald´s e entidades beneficiadas com a campanha Mc Dia Feliz, da rede de restaurantes. Os shoppings participam com espaços para comercialização de camisetas e tíquetes da campanha.

Outras iniciativas de responsabilidade social também já foram adotadas pelo grupo Almeida Junior – doação de órgãos, vacinação, combate ao glaucoma, seminários para emancipação feminina, abril azul (conscientização sobre autismo), outubro rosa (prevenção ao câncer de mama) e novembro azul (previsão ao câncer de próstata) são alguns dos temas abordados por campanhas de conscientização em toda a rede de shopping centers. São realizadas ainda campanhas para arrecadação de alimentos e doação de brinquedos.

  • Combate à Covid-19
    • Doação de respiradores para hospitais durante a pandemia
      Em 2020, no auge da pandemia, cada shopping doou dois respiradores importados da Alemanha para as cidades em que estão presentes.
    • Apoio às Campanhas de Vacinação
      Em parceria com Secretarias Municipais de Saúde de cada região, promoveu a vacinação contra a Covid-19 em espaços cedidos pelos shoppings.

 

Governança

Governance na sigla original, trata-se do eixo ligado às políticas, conduta ética, processos, estratégias e orientações de administração das empresas.

  • Transparência
    A Almeida Junior está engajada para desenvolver e promover a transparência, ética e responsabilidade corporativa. Neste sentido, instituiu um Comitê de Auditoria e de Gestão de Riscos e Compliance (conjunto de disciplinas para fazer valer as normas internas).
    Além disso, vai aderir às Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa do Novo Mercado da B3, que estabelece regras do mais alto nível de governança corporativa. As regras impostas visam conceder transparência com relação às atividades e situação econômica das companhias ao mercado, bem como maiores poderes para os acionistas minoritários de participação na administração das companhias, entre outros direitos.
  • Estrutura e Ambiente
    A companhia opera em ambiente Open Space, estrutura que agiliza os processos e integra as equipes.
    Conta também com espaços de convivência e de descompressão que promovem mais qualidade de vida no trabalho, o que demonstra total atenção às pessoas, principal ativo da empresa.

EVENTO DO LIDE SC REÚNE LIDERANÇAS NO CONTINENTE SHOPPING

O fundador e CEO da Almeida Junior, Jaimes Almeida Junior, e o presidente do conselho de administração do Grupo NC, Carlos Sanchez, foram os convidados do painel “Liderança do Futuro” promovido pelo LIDE SC (Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina) nesta terça-feira (14), no Continente Shopping.

Na ocasião, o CEO da Almeida Junior apresentou os números de balanço da companhia e reforçou a sua confiança em uma economia positiva em 2022. Entre os dados apresentados está o investimento de 2 bilhões na economia de Santa Catarina, entre 2009 e 2019, que proporcionaram mais de 13 mil empregos. Nesse período, a Almeida Junior cresceu 9,1 vezes, enquanto o crescimento do pib nacional ficou em 2,2 vezes. Este ano, a empresa fecha com um volume de vendas totais próxima de R$2,6 bilhões e prevê em 2022 um fechamento de R$3 bilhões.

O executivo também adiantou algumas novidades previstas para 2022, dentre elas a terceira expansão do principal shopping center catarinense, o Balneário Shopping, e os empreendimentos da AJ Realty, o The Spot One e o The Spot Two, deu destaque para o marketplace da companhia, o AJPlace, que neste segundo semestre apresentou resultados exponenciais, além da novas verticais digitais da Cia, como o AJFans, AJPay e AJLog.

Para motivar as lideranças presentes, Jaimes Almeida Junior destacou que para uma empresa alcançar o sucesso e ter bons resultados é fundamental ter um propósito bem estabelecido. “Para que a última linha do resultado seja consistente, a primeira precisa ser o propósito. Não existe negócio sem propósito”, aconselha o executivo. Além do propósito, ele também destacou outros três pilares da liderança do futuro: visão do ecossistema, transformação digital e ESG.

Já o presidente de administração do Grupo NC apresentou as iniciativas humanitárias que o grupo apoia, tanto as locais como as globais, em parceria com diversas instituições, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), por exemplo. Ele também pontuou que as lideranças precisam acreditar nos seus negócios e que são nos momentos de crise que o líder se destaca.

Campanha LIDE 10 anos

No evento foi lançada a campanha “Líderes são verdadeiros influenciadores”. A campanha tem por objetivo valorizar o papel das lideranças empresariais para retomada e construção de uma nova economia.

Almeida Junior leva o Top One da premiação Top de Marketing 2021 da ADVB/SC

AJPlace, primeiro marketplace corporativo de uma rede de shoppings, foi destaque por promover a convergência entre o mundo on-line e o offline.

O AJPlace, primeiro marketplace corporativo de uma rede de shopping centers, foi o grande destaque da cerimônia de premiação da ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas) conquistando o prêmio Top One, o principal da noite, do Top de Marketing 2021. A divulgação dos vencedores foi na quarta-feira, dia 01, mas o grande prêmio da noite, considerado o destaque, só foi revelado na cerimônia de premiação que aconteceu ontem (09), no Centrosul, na capital Florianópolis. O case intitulado “Marketplace da Almeida Junior Shoppings Centers: a tecnologia usada para superar a pandemia e dar um passo além, promovendo a convergência entre o mundo on-line e o offline” ficou em primeiro lugar na categoria varejo. 

A Almeida Junior, maior grupo de shopping centers do sul do país, é responsável por desenvolver a primeira plataforma corporativa a atender toda uma rede de shopping centers. Disponível para download para dispositivos com sistema iOS e Android, na versão web e aplicativo, reúne as principais lojas dos seis shoppings Almeida Junior, além de marcas nacionais e internacionais que não estão presentes em Santa Catarina. Hoje, o catálogo de produtos chega a 220 mil itens dos mais variados segmentos varejistas: moda, beleza, saúde, tecnologia e decoração.

Para o Diretor de Marketing Digital do grupo Almeida Junior, Rafael Fiedler, receber esse prêmio é a confirmação de que o grupo está no caminho certo para tornar o varejo mais digital: “Está na veia da Almeida Junior inovar e fazer diferente, e o AJPlace é a prova disso. Receber esse prêmio é uma grande honra e a confirmação que os nossos esforços estão dando resultado. Para 2022, queremos melhorar ainda mais a experiência do nosso cliente na plataforma e trazer mais opções de produtos”, comenta o executivo. 

O Top de Marketing e Vendas é a maior premiação mercadológica do estado de Santa Catarina e busca premiar as empresas que se destacaram nas áreas de vendas, marketing e gestão utilizando a criatividade mercadológica para alcançar o topo e agregar ainda mais valor à marca da empresa. 

Almeida Junior
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