Novas tecnologias para o varejo são apresentadas no LIDE TALKS, realizado no Continente Shopping

Evento contou com participação de startups da Vertical Varejo da Acate, patrocinada pelo grupo Almeida Junior

 

Menus digitais, lojas virtuais e marketplaces, big data, customer experience e design estratégico. O futuro da tecnologia voltada para a promoção do varejo foi o tema do encontro de empresários no LIDE TALKS desta sexta-feira, 1/4, no Continente Shopping, unidade do grupo Almeida Junior na Grande Florianópolis. O momento também contou com palestrantes nacionais, que abordaram temas relacionados à inovação no mundo digital.

O evento foi uma promoção do LIDE – Grupo de Líderes Empresariais e contou com uma apresentação de startups da Vertical Varejo da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), patrocinada pelo grupo Almeida Junior. Constituída em 2019, a ideia é aproximar lojistas, startups e grandes empresas de tecnologia para acelerar a digitalização do setor, unindo o varejo com empresas de tecnologia e abrindo oportunidades de mercado.

Seis startups apresentaram soluções no encontro. A Notato trouxe soluções para cardápios digitais, a DevPlans softwares para lojas virtuais e marketplaces, a Stefanini Groups soluções digitais para supervisionar todo o ciclo de vendas, a Bix apresentou iniciativas envolvendo big data e análise de dados, a Alana estratégias de marketing e customer experience e a Multipla demonstrou serviços de gestão estratégica de negócios e de design estratégico.

 

Inovação com propósito

 

Exemplos de sucesso em inovação que já fazem sucesso mundo afora abriram o encontro desta sexta. Leandro Mattos, CEO da Cognisigns, top five healthtech do mundo, com sede em Abu Dhabi, falou sobre inovação para a nova economia e Victor Gonçalves, chief digital officer da Verity, abordou estratégias para acelerar empresas no mundo digital.

A Cognisigns nasceu em Santa Catarina, atua no segmento de saúde mental e desenvolveu tecnologia para acelerar e democratizar o acesso ao diagnóstico do autismo. Leandro Mattos definiu um hub de inovação como “um grupo de muitas pessoas juntas acreditando que podem mudar o mundo”. E defendeu a importância de um propósito transformador massivo para mobilizar pessoas além dos portões das empresas. “Só o propósito não resolve, mas isso, muitas vezes, é a diferença entre a startup que chega lá e a que não chega. O propósito também pode crescer de forma exponencial”.

Victor Gonçalves, da Verity, falou sobre o desafio de criar valor com o olhar centrado no cliente, investigando o que ele precisa e realmente deseja. “No mundo digital, a principal missão de uma empresa é criar um cliente. Encontrar, educar e encantar”, afirmou. O especialista no mercado digital ressaltou a velocidade das transformações nos negócios e defendeu que é bom ser uma grande empresa, mas são as pequenas e médias que conseguem mudar com mais agilidade. “Mudar custa caro, mas negar custa tudo”, finalizou.

Grupo Almeida Junior traz palestra sobre principais tendências do varejo para lojistas da rede

Com o objetivo de trazer os principais debates e tendências sobre o universo do varejo para os lojistas de sua rede, a Almeida Junior promoveu, na manhã desta quinta-feira (8), no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, o pós-NRF, um evento que destaca os principais pontos discutidos na maior feira de varejo do mundo, o NRF Retail’s Big Show. Para apresentar os rumos do setor para o futuro, Luiz Alberto Marinho, da Gouvêa Malls, falou sobre a convergência entre o mundo digital e o mundo físico.

“O varejo não é mais o que era antigamente”, com essa frase Marinho iniciou sua palestra para o público formado por lojistas dos seis shoppings da Almeida Junior (Balneário Shopping, Continente Shopping, Garten Shopping, Nações Shopping, Neumarkt Shopping e Norte Shopping) e executivos do grupo. Em sua fala, Marinho explicou que após o boom de vendas online que ocorreu em 1998, as previsões eram de que em 2010, 50% das vendas aconteceriam de forma online nos Estados Unidos, mas a realidade é que as vendas online representam, hoje, apenas 15% das vendas no país. Porém, Marinho destaca que o consumidor está integrado no universo digital e sua jornada começa de forma online, quebrando a visão binária de virtual versus real. A NRF 2022 apresentou como o futuro do varejo: a consolidação do Omnichannel – quando a empresa utiliza variados canais que se complementam, para melhorar a experiência do usuário.

A loja física é uma parte importante do processo da experiência do consumidor, que começa sua jornada de compra por meio da internet. “2021 foi o ano em que mais abriu do que fechou lojas nos Estados Unidos, foram abertas 8.100 lojas e fecharam 3.950 lojas”, comenta Marinho. Segundo o executivo, as lojas ganham novas funções como espaço de mídia, engajamento e experiência. Outro assunto abordado na palestra foi o papel do líder no pós-covid, de colocar pessoas em primeiro lugar e ser agente de inovação. Para a superintendente do Balneário Shopping, Elizângela Cardoso, o evento trouxe muito conteúdo rico. “Eu gosto muito de uma frase do Albert Einstein que diz: ‘A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original’, e hoje nós todos expandimos com essa experiência do pós-NRF e aplicaremos esse conhecimento como protagonistas e líderes do mercado de varejo”, afirma.

O NRF Retail’s Big Show 2022, ocorreu em Nova Iorque no Jacob Javits Convention  Center, entre os dias 16 e 18 de janeiro, e contou com a participação dos principais nomes do mercado varejista como Steve Williams, CEO da PepsiCO e Allison Peterson CCO da BestBuy. “É uma satisfação imensa para a Almeida Junior trazer essas informações do melhor evento de varejo do mundo e oportunizar o desenvolvimento de nossos lojistas, trabalhando juntos para oferecer sempre a melhor experiência para nossos clientes”, completa Monique Campos, Diretora de Marketing e Relacionamento da Almeida Junior.

Vendas dos shoppings Almeida Junior têm forte crescimento sobre período pré-pandemia

Resultado é impulsionado pela dominância das unidades da rede em Santa Catarina 

 

O ano de 2021 foi de crescimento para os seis shoppings do grupo Almeida Junior. Em comparação a 2020, as vendas aumentaram 33,8%. As vendas dos últimos três meses de 2021 registraram recorde trimestral histórico da companhia, com alta de 24,0% sobre o mesmo período de 2020 e de 11,9% sobre 2019. “Esse crescimento é muito importante por registrar a excepcional performance dos nossos shoppings em relação ao período pré-pandemia. O setor, de forma geral, espera essa recuperação em 2022, mas nós estamos um ano adiantados, o que comprova também a dominância dos nossos ativos e assertividade na estratégia de crescimento focado em Santa Catarina, a Suíça do Sul, com  71% de market share no setor”, explica o fundador e CEO da Almeida Junior, Jaimes Almeida Junior.

A Almeida Junior mais uma vez apresenta crescimento significativo também nas principais métricas do setor, operando inclusive em níveis melhores do que o mesmo período pré-pandemia. O SSR (Same Store Rent, aluguel sobre as mesmas lojas) apresentou um crescimento em 2021 de 21,9%, quando comparado a 2019. Em comparação com 2020, houve um aumento de 33,2%. O desempenho positivo dos aluguéis é fruto de fatores como aceleração do IGPM no período, diminuição substancial sobre descontos concedidos e melhor qualificação do mix. O CEO ressalta que, mesmo com o repasse do reajuste, os shopping centers da Almeida Junior têm o menor custo de ocupação para os lojistas entre as companhias de capital aberto, encerrando em 10,2% em 2021. Já o SSS (Same Store Sales, vendas sobre as mesmas lojas) cresceu 29,9% em 2021 em comparação com 2020. A Almeida Junior terminou o ano de 2021 com 94,5% de taxa de ocupação com um tenant mix de qualidade superior ao período pré-pandemia.

Os bons resultados foram registrados em todas as seis unidades do grupo, que trouxeram novidades no mix de suas operações ao longo do ano. “Esses movimentos provam o diferencial dos empreendimentos, bem como desde o segundo trimestre de 2021, observamos um crescimento material no fluxo e nas vendas dos lojistas. A Almeida Junior demonstrou durante a pandemia enorme resiliência com seus resultados financeiros o que nos leva a um sentimento extremamente positivo para 2022 e com o futuro da companhia”, acrescenta Jaimes Almeida Junior.

A Almeida Junior possui 225 mil metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável) e tem como estratégia de crescimento “brownfield” expansões junto a seus seis shopping centers, com potencial de aumentar sua ABL atual para 273 mil metros quadrados e elevar ainda mais seu market share em Santa Catarina. O Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, está com 100% de taxa de ocupação e já possui o alvará de sua expansão emitido para atingir 58 mil metros quadrados de ABL. O Neumarkt Shopping em Blumenau, com 99% de ocupação, também está com o projeto de expansão concluído e os demais quatro shoppings serão expandidos em sequência.

Em novembro de 2021 o grupo obteve o registro de companhia aberta junto à CVM (Comissão de Valores Imobiliários), um marco importante para a Almeida Junior. “Estamos confiantes e sem pressa, observando o mercado, analisando oportunidades e aguardando o melhor momento para fazermos o nosso IPO”, afirma o CEO.

 

 

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