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Grupo Almeida Junior capacita colaboradores para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Primeira iniciativa do estado de Santa Catarina, os 6 shoppings do  grupo também terão  vagas de estacionamento exclusivas para autistas. 

treinamento tea

Dados mundiais apontam que hoje existe um caso de autismo a cada 45 pessoas. Com o propósito de possibilitar maior inclusão e acolhimento às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a Almeida Junior irá promover em seus seis shoppings uma capacitação e qualificação de todos os seus colaboradores a partir de setembro.

Para completar ainda mais a ação, todos os shopping centers do grupo passam a contar com vagas no estacionamento exclusivas para autistas, além de disponibilizar as preferenciais para pessoas com TEA. Esta ação é a primeira iniciativa do estado de Santa Catarina e reforça o compromisso da Almeida Junior em acolher e proporcionar o melhor atendimento para todos.

Para utilizar as vagas especiais, é necessário deixar à vista no interior do carro a carteirinha de prioridade ou a Carteirinha de Identificação do Autista (CIA). Segundo o Rafael Fiedler, Diretor de Marketing do grupo Almeida Junior, a disponibilização de vagas e a capacitação de colaboradores da Almeida Junior reforçam o compromisso que o grupo tem com toda a sociedade: “Queremos que as pessoas encontrem no shopping center um ambiente amigável, que possibilite bons momentos para toda a família. Por isso, acreditamos que com essa ação vamos tornar o mall ainda mais acessível para todos”, comenta o executivo.

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A capacitação dos colaboradores está sendo feita em parceria com a AMA – Associação de Pais e Amigos de Autistas – e o Estado-Maior-Geral (EMG) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), e traz orientações sobre o espectro autista, as formas corretas de atendimento, abordagem às pessoas com o transtorno e ainda uma explanação sobre as leis e os direitos voltados aos autistas.

De acordo com a presidente da AMA Blumenau, Ana Paula Müller, os autistas são muito sensíveis ao excesso de estímulos sensoriais. “Nesses passeios podem acontecer situações estressantes porque os autistas se incomodam muito com barulho, luzes e lugares cheios”, esclarece. Porém, segundo a presidente da AMA, tudo que é difícil tem que ser feito mais vezes, eles têm que ser treinados. “Se as famílias se sentirem acolhidas pelas pessoas que estão ao redor vão se sentir mais seguras para sair de casa, sem aquele receio de passar por situações constrangedoras”, finaliza.

Mais inclusão: equipes do concierge recebem curso de Libras

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgados em 2020, mais de 10 milhões de pessoas têm algum problema relacionado à surdez, ou seja, 5% da população é surda. Entre essas pessoas, 2,7 milhões não ouvem nada.  Para promover a inclusão de pessoas surdas no ambiente de shopping center, melhorar a comunicação e prestar um atendimento com qualidade, a Almeida Junior promoveu mais uma capacitação, desta vez destinada ao ensino de libras para as equipes do concierge. O primeiro shopping a receber o curso foi o Garten Shopping.