Um lugar projetado para promover uma experiência única, combinando inovação, tecnologia e sustentabilidade. Essa é a proposta da Altenburg Experience, nova loja da centenária catarinense, inaugurada nesta terça-feira, 18, no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú.
Com 16 monomarcas distribuídas por todo o Brasil e a primeira franquia aberta em maio, o novo projeto é considerado uma referência na jornada varejista da empresa, com tecnologia de ponta e sete pontos de experiência do cliente. “A ideia é irmos cada vez mais além da exibição e da venda de produtos em nossas lojas. Queremos criar uma conexão emocional com as pessoas, aproximando-as dos processos de fabricação, da nossa missão e do nosso propósito”, ressalta Fabrício Juvêncio, gerente de varejo da Altenburg.
Quem passa pelo local, pode ser impactado – e surpreendido – de diferentes formas. De design moderno e minimalista, o espaço recebeu recursos especiais de iluminação, que são ativados a partir da interação do cliente em um totem de autosserviço, sinalizando onde estão determinadas peças no ponto de venda (PDV). A iniciativa faz parte da área “Lab”, em que os clientes podem personalizar o travesseiro ideal conforme suas preferências e necessidades e já levá-lo para casa. “Esse é um projeto que tem o DNA da Altenburg e é calcado na premissa do bem dormir. Além dos nossos mais de 50 tipos de travesseiros, o cliente pode ali criar o seu próprio travesseiro, atendendo às suas especificidades e preferências”, explica Fabrício Juvêncio.
Sustentabilidade: compromisso da Altenburg com o futuro
Na Altenburg Experience, a empresa demonstra, na prática, como a responsabilidade socioambiental faz parte do DNA do negócio. O tema pode ser encontrado em iniciativas que vão desde a comunicação clara sobre o processo de reutilização das fibras até a existência de um ponto de coleta de edredons e travesseiros usados.
O gerente de marcas da Altenburg, Otávio Correa de Arruda, envolvido desde a idealização até a execução da loja modelo, comenta: “Para nós, inovação e sustentabilidade são temas que caminham juntos. Seja na criação de novos produtos, abertura de lojas ou realização de iniciativas de marketing, otimizamos recursos e potencializamos resultados.” Esse espaço destinado para recolha dos itens foi totalmente customizado e pensando na logística reversa e na otimização da cadeia produtiva. “Os produtos serão transformados, reinseridos nos mercado e toda a renda será revertida para projetos socioambientais”, pontua o gerente de marcas da Altenburg.
Dados recentes da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) revelam que apenas 1% dos têxteis descartados no país são reciclados, evidenciando a urgência de iniciativas como a da companhia. Tiago Altenburg, presidente, destaca o significado desta inauguração. “A Altenburg Experience é uma loja que servirá de modelo para nós e nossos franqueados. Ela representa a integração perfeita entre experiência do cliente, sustentabilidade e inovação, já que o bem-estar que defendemos não se limita aos nossos produtos”, enfatiza.
Arquitetura e tecnologia conectadas
A Altenburg Experience é um projeto que traduz a essência da marca. Com espaços sensoriais ela conduz o cliente para sua jornada individualizada de compra. Iluminação, ambientação, tons que acolhem, laboratório e uma assistente virtual que com auxílio de inteligência artificial apresenta os benefícios do produto e auxilia o consumidor a descobrir sua melhor escolha. “São atributos que reforçam a construção do bem dormir e a enfatização da qualidade a partir dos produtos. Queremos ampliar a jornada com a marca, ampliando os pontos de conexão e para isso, além da tecnologia investida em nossos produtos, trazendo também um complexo estudo de comportamento humano e a arquitetura do bem-estar cada vez mais em evidência, com um projeto desenvolvido para promover aconchego e estimular a sensação de tranquilidade nos ambientes pode tornar a rotina mais leve. Sabemos que os seres humanos são seres adaptáveis, por isso um ambiente influencia em seus comportamentos. Os nossos sentidos são como sensores que acionam conforme a distribuição de um ambiente, cores, cheiro, ruídos são os principais gatilhos que despertam na gente as primeiras sensações, sejam positivas ou negativas”, completa o gerente de varejo da Altenburg.
E a valorização do bem-estar é cada vez mais uma commodite nos dias de hoje. Segundo o relatório Felicidade Mundial, patrocinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e feito pelo Gallup World Poll, entre os variados fatores que podem interferir na definição, um ponto de destaque nos países do topo do ranking é a valorização do bem-estar. No último ano o Brasil subiu cinco posições no relatório, estando na 44ª colocação entre os 143 participantes. Entre os países da América do Sul, os brasileiros só perdem para o Uruguai (26) e o Chile (38).