Uma preocupação inerente da Almeida Junior é proporcionar uma vivência mais sustentável para as próximas gerações. Além de diversas ações que já são realizadas – como a instalação dos carregadores para carros elétricos, a substituição das lâmpadas de mercúrio por LED, a captação da água da chuva e a eliminação de papeleiras nos sanitários – a destinação correta do lixo é uma das mais importantes.
Os seis shoppings da rede contam com lixeiras espalhadas pelo mall e, principalmente, na praça de alimentação para o recebimento dos seus respectivos rejeitos – seja orgânico, papel, metal, plástico, vidro ou óleo de cozinha usado nos restaurantes. Por mês, são coletadas e separadas cerca de 44,8 toneladas de papelão e papel, quase três toneladas de plásticos, outros 715 quilos de itens metálicos e cerca de 6.081 quilos de óleo vegetal. O lixo orgânico é retirado por uma empresa especializada que realiza a compostagem.
Como é feito:
- Os próprios lojistas já contribuem fazendo uma pré-separação dos materiais.
- Depois, na praça de alimentação, onde existem as ilhas de recolhimento de pratos e talheres, também é realizada uma separação dos resíduos.
- Estes materiais são levados a uma central de reciclagem, onde são classificados e prensados para o transporte.
- O óleo vegetal é acondicionado em bombonas plásticas e são retirados por uma empresa responsável pela reciclagem.
- Todos estes materiais possuem um certificado de destino para que sejam bem-recebidos nas empresas de processamento.
- Além do lixo comum, os resíduos de obras também são coletados em contêineres específicos para o transporte e enviados aos aterros certificados.