Com o objetivo de trazer os principais debates e tendências sobre o universo do varejo para os lojistas de sua rede, a Almeida Junior promoveu, na manhã desta quinta-feira (8), no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, o pós-NRF, um evento que destaca os principais pontos discutidos na maior feira de varejo do mundo, o NRF Retail’s Big Show. Para apresentar os rumos do setor para o futuro, Luiz Alberto Marinho, da Gouvêa Malls, falou sobre a convergência entre o mundo digital e o mundo físico.
“O varejo não é mais o que era antigamente”, com essa frase Marinho iniciou sua palestra para o público formado por lojistas dos seis shoppings da Almeida Junior (Balneário Shopping, Continente Shopping, Garten Shopping, Nações Shopping, Neumarkt Shopping e Norte Shopping) e executivos do grupo. Em sua fala, Marinho explicou que após o boom de vendas online que ocorreu em 1998, as previsões eram de que em 2010, 50% das vendas aconteceriam de forma online nos Estados Unidos, mas a realidade é que as vendas online representam, hoje, apenas 15% das vendas no país. Porém, Marinho destaca que o consumidor está integrado no universo digital e sua jornada começa de forma online, quebrando a visão binária de virtual versus real. A NRF 2022 apresentou como o futuro do varejo: a consolidação do Omnichannel – quando a empresa utiliza variados canais que se complementam, para melhorar a experiência do usuário.
A loja física é uma parte importante do processo da experiência do consumidor, que começa sua jornada de compra por meio da internet. “2021 foi o ano em que mais abriu do que fechou lojas nos Estados Unidos, foram abertas 8.100 lojas e fecharam 3.950 lojas”, comenta Marinho. Segundo o executivo, as lojas ganham novas funções como espaço de mídia, engajamento e experiência. Outro assunto abordado na palestra foi o papel do líder no pós-covid, de colocar pessoas em primeiro lugar e ser agente de inovação. Para a superintendente do Balneário Shopping, Elizângela Cardoso, o evento trouxe muito conteúdo rico. “Eu gosto muito de uma frase do Albert Einstein que diz: ‘A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original’, e hoje nós todos expandimos com essa experiência do pós-NRF e aplicaremos esse conhecimento como protagonistas e líderes do mercado de varejo”, afirma.
O NRF Retail’s Big Show 2022, ocorreu em Nova Iorque no Jacob Javits Convention Center, entre os dias 16 e 18 de janeiro, e contou com a participação dos principais nomes do mercado varejista como Steve Williams, CEO da PepsiCO e Allison Peterson CCO da BestBuy. “É uma satisfação imensa para a Almeida Junior trazer essas informações do melhor evento de varejo do mundo e oportunizar o desenvolvimento de nossos lojistas, trabalhando juntos para oferecer sempre a melhor experiência para nossos clientes”, completa Monique Campos, Diretora de Marketing e Relacionamento da Almeida Junior.