eletric parking card

Dia do meio ambiente: Almeida Junior atinge marca de R$ 43,7 milhões de economia em energia com ações de sustentabilidade

Os seis shoppings do grupo adotam medidas para reduzir consumo de energia e também de água, para reciclagem de lixo e recuperação de plantas

 

O grupo Almeida Junior tem como premissas ações de sustentabilidade. Em 2004, o Neumarkt Shopping, de Blumenau, foi o primeiro a comprar energia em leilão, o que representou consumo menor já no ano seguinte. Entre 2016 e 2019, todas as seis unidades do grupo aderiram ao uso de lâmpadas LED e também ingressaram no mercado livre de energia. O resultado: em 2022 o grupo atingiu a marca de R$ 43,7 milhões de economia em energia. Foram R$ 37,7 milhões de economia nos contratos do mercado livre de energia e R$ 6 milhões com o uso das lâmpadas LED. A divulgação do balanço ocorre agora diante da proximidade do dia mundial do meio ambiente, celebrado neste domingo, 5 de junho.

A separação e reciclagem do lixo produzido nos seis shoppings da rede e a captação de água da chuva são outros exemplos de ações concretas de sustentabilidade na Almeida Junior. “A preocupação ambiental é muito mais do que uma tendência, do que medidas para economia, é uma realidade na nossa rotina, é um pilar da empresa que, cada vez mais, se pauta na implementação das regras de ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança)”, afirma o CEO Jaimes Almeida Junior.

O uso de tecnologias sustentáveis, a adoção de práticas que incentivam a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida estão presentes nos seis shoppings: Neumarkt e Norte Shopping (Blumenau), Balneário Shopping (Balneário Camboriú), Garten Shopping (Joinville), Continente Shopping (Grande Florianópolis) e Nações Shopping (Criciúma). “A Almeida Junior incluiu ações efetivas de ESG no seu plano de negócio. E seguirá aumentando seu compromisso com as práticas, pois acredita que tem um forte papel ativo na construção de um futuro melhor para as próximas gerações”, acrescenta o CEO.

Atenta às tendências de mercado, a Almeida Junior opera no mercado livre de energia há bastante tempo. A partir de um planejamento de consumo de energia a curto, médio e longo prazo, é firmada parceria com comercializadores para fazer a intermediação com as distribuidoras, por meio de contratos bilaterais, com valores negociados individualmente, assim como prazos e volumes contratados. Ainda na área de energia, todos os shoppings já realizaram a substituição das lâmpadas de vapor metálico e fluorescentes por modelos LED, mais  econômicos e menos poluentes. E os tetos contam com skylights para facilitar a entrega de iluminação natural e reduzir o consumo de energia.

A  Almeida Junior também já contava com carregadores de carros elétricos há alguns anos, por meio de parceria com a BMW. Em 2021 a companhia selou uma nova parceria, desta vez com a Porsche Brasil, e instalou novas estações de recarga de veículos elétricos para aumentar o corredor elétrico do Estado. Hoje os seis shoppings somam um total de 17 estações disponíveis. De maneira gratuita, os visitantes podem recarregar os seus automóveis tranquilamente, enquanto desfrutam dos serviços oferecidos pelos shoppings da companhia , como praça de alimentação, cinema e lojas.

 

Reciclagem de lixo e economia de água

 

Por mês, nos seis shoppings da rede, são coletadas e separadas cerca de 44,8 toneladas de papelão e papel, quase três toneladas de plásticos e outros 715 quilos de itens metálicos. O lixo orgânico é  retirado por uma empresa especializada que realiza a compostagem.

Em diferentes unidades da rede, também é realizada a captação da água da chuva, direcionada para uma cisterna que alimenta os banheiros e fornece água para uso nos jardins e para limpeza e também no sistema de ar condicionado. E são utilizados poços artesianos que suprem, aproximadamente, 70% da necessidade de água. E todas as unidades contam com torneiras inteligentes nos banheiros, com sensores que liberam água apenas quando as mãos estão sob a torneira, o que gera 60% de economia em relação a um equipamento comum.

Os shoppings Almeida Junior contam, ainda, com viveiros para o replantio das plantas que decoram as seis unidades. Juntos, os viveiros das seis unidades somam 400 metros quadrados de área onde são tratadas samambaias, lírios, orquídeas, aglaonemas, entre outras espécies. Desta forma, elas recebem os cuidados necessários para voltarem a sua vivacidade e beleza natural.

 

Sobre a Almeida Junior

A companhia foi fundada pelo empresário Jaimes Almeida Junior e hoje é a maior empresa do segmento de shopping centers no Sul do país. Com seis shoppings em Santa Catarina que somam 225 mil metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável) e mais de 1.500 lojas, a Almeida Junior tem 71% de market share no estado.