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Almeida Junior recebe bronze no Prêmio Abrasce com ações para conscientização sobre autismo

Projeto engloba capacitação dos colaboradores dos shoppings e disponibilização de vagas de estacionamento exclusivas para pessoas no espectro autista

 

Com ações inovadoras para conscientização sobre autismo, a Almeida Junior foi uma das vencedoras do Prêmio Abrasce 2022, da Associação Brasileira de Shopping Centers, na categoria Gestão de Pessoas, recebendo o bronze na premiação, que teve recorde de inscritos, com 285 cases avaliados por grandes especialistas. Os ganhadores foram conhecidos na noite desta quarta-feira (22), em São Paulo, na cerimônia que encerrou o maior evento do setor.

A partir do propósito de possibilitar maior inclusão e acolhimento aos indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a Almeida Junior desenvolveu o projeto que engloba uma série de ações, como a capacitação dos colaboradores que fazem a linha de frente nos seis shoppings da companhia para o atendimento às pessoas com TEA e a disponibilização de vagas de estacionamentos exclusivas para pessoas com autismo, uma iniciativa pioneira em Santa Catarina.

Todos os resultados da iniciativa foram apresentados no case Grupo Almeida Junior: pioneiro em SC no atendimento e abordagem à pessoa com autismo”, reconhecido agora pela Abrasce. “Nos sensibilizamos com o fato de que os ambientes sociais precisam estar acessíveis, inclusivos e acolhedores para as pessoas com TEA e abraçamos a causa, transformando um fato que ocorreu em um de nossos empreendimentos em um projeto de tamanha importância, repercussão e de conscientização para a sociedade. Sempre de acordo com o nosso propósito de transformar positivamente a vida das pessoas”, ressalta Monique Campos, diretora de Marketing e Relacionamento do grupo Almeida Junior.

“Essa foi mais uma das causas que a companhia abraçou e sabe da importância. De forma inédita no estado, a primeira ação foi o desenvolvimento de um treinamento de capacitação e qualificação ao atendimento e abordagem à pessoa com TEA, replicado para todos os colaboradores dos seis shoppings do grupo”, destaca Beth Rachelle, diretora de Gente e Gestão da Almeida Junior.

Os treinamentos foram realizados em parceria com a AMA (Associação de Pais e Amigos Autistas) de Blumenau e microrregião e com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Orientações sobre o espectro autista, conflitos auditivos e visuais dentro de um shopping center, formas corretas de atendimento e abordagem às pessoas com TEA e ainda uma explanação sobre as leis e os direitos voltados às pessoas autistas foram repassadas para os colaboradores. A qualificação entrou no calendário da Almeida Junior e é oferecida a cada seis meses para seus colaboradores.

Periodicamente, os shoppings da Almeida Junior também promovem a Sessão Azul, uma sessão de cinema inclusiva e exclusiva para pessoas com autismo. Alguns cuidados fazem a diferença: o volume da sala é reduzido e 50% das luzes permanecem acesas, também é permitido entrar e sair da sala a qualquer momento.

 

Origem do projeto

Foi a partir de um episódio que ocorreu nas dependências do Shopping Neumarkt, de Blumenau, que surgiu a oportunidade de transformá-lo em uma iniciativa positiva na empresa. Em agosto de 2021, uma criança com TEA sentou-se em um brinquedo de locação que reproduzia um carrinho de bombeiros. A atendente da loja perguntou à família qual o peso da criança – que tinha 30 quilos na época – e em seguida informou que a criança não poderia andar no carrinho em função do peso ultrapassar o permitido, até 28 quilos. O pai explicou que a criança era autista e que seria muito difícil tirá-la do carrinho de imediato, mas a atendente não soube lidar com a situação, o que foi o suficiente para desencadear um descontentamento na família.  Após o episódio, sensível à situação não só da criança, mas se colocando empaticamente no lugar de todas as pessoas que estão dentro do espectro autista, prontamente o shopping marcou uma reunião de planejamento para desenvolver ações em prol da causa. A direção entendeu que as ações deveriam ser realizadas em todos os shopping centers do grupo Almeida Junior.